O que Paulo Freire disse sobre Sexualidade e qual era sua perspectiva sobre Educação Sexual?











[Carrossel com 10 imagens sobre Paulo Freire, Sexualidade e Educação Sexual Emancipatória  por @alinediwa]

08/06/2022

Pesquisadora, o que Paulo Freire disse sobre Sexualidade e qual era sua perspectiva sobre Educação Sexual?

No ano de defesa de minha dissertação de Mestrado, 2018, uma de minhas investigações era compreender as perspectivas de Paulo Freire sobre Sexualidade e Educação Sexual.

 

Em 2019 um artigo que escrevi junto com minha orientadora foi publicado em uma revista científica e apresenta especificamente estes achados.

No artigo selecionamos as obras À sombra desta mangueira (1995) e Pedagogia da autonomia (1997) de Paulo Freire e as cotejamos com a Declaração dos Direitos Sexuais objetivando ampliar fundamentos teóricos sobre Educação Sexual Emancipatória.

Primeiramente realizamos uma busca sistemática em bancos de dados por meio das categorias ''Paulo Freire'', ''Sexualidade'', ''Educação Sexual'', ''Educação Sexual Emancipatória'' e ''Direitos Sexuais''.

Os resultados nos mostram que pouco é produzido sobre Paulo Freire e Educação Sexual, principalmente sobre a vertente emancipatória relacionada aos direitos sexuais como direitos humanos.

Ressaltamos que em suas obras Paulo Freire não escreveu diretamente e especificamente sobre Sexualidade e Educação Sexual.

Todavia fica evidente que o teórico muito contribui com estas temáticas, pois ''seus escritos refletem sobre o ser humano e as relações do eu e o outro no mundo, cunhando categorias que nos fazem pensar também sobre a dimensão Sexualidade e sobre o processo de Educação (sempre também de Educação Sexual) em uma perspectiva de emancipação do ser'' (WARKEN, MELO, 2019, p.40).

A Educação entendida como emancipatória/libertadora por Paulo Freire compreende-se como dialógica, problematizadora, crítica e voltada para a relação reflexão e ação.

Especificamente sobre Sexualidade, Paulo Freire dialogou com Cortella e Venceslau, em 1992, indicando a Sexualidade como inerente ao ser humano e suas percepções da importância sobre Educação Sexual em suas vivências, sobretudo, como secretário da Educação em São Paulo (1989-1991).

Durante o artigo trouxemos algumas citações paulofreireanas de suas obras e achados de diálogos sobre as temáticas da Sexualidade e Educação Sexual expressas pelo teórico. Uma que mais nos chama a atenção é:

''Sou uma inteireza e não uma dicotomia (...). Conheço meu corpo todo, sentimentos, paixão. Razão também'' (FREIRE, 1995, p.18).

No prefácio de “Educação Sexual: novas ideias, novas conquistas”, Paulo Freire disse:

''A Sexualidade, enquanto possibilidade e caminho de alongamento de nós mesmos, de produção de vida e de existência, de gozo e de boniteza, exige de nós esta volta crítico-amorosa, essa busca de saber de nosso corpo'' (FREIRE In RIBEIRO, 1993, p.12).

Colocações assim nos fazem entender ''que Paulo Freire compreendia a Sexualidade como dimensão inseparável do existir humano e a essencialidade da Educação Sexual nas escolas em uma perspectiva de valorização do ser por inteiro'' (WARKEN, MELO, 2019, p.41).

Quando o teórico anuncia as necessárias transformações sociais e à Educação entendemos o quando é ''urgente incluir um diálogo crítico-amoroso sobre sexualidade nos projetos político-pedagógicos das escolas em geral e também nas instituições de ensino superior, como formadoras de formadores'' (WARKEN, MELO, 2019, p.51).

Paulo Freire aborda em suas obras a ''unidade na diversidade'' como categoria humana de viver uma sociedade mais justa e fraterna. Isto nos inspira e fica claro quando ele diz:

''É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil'' (FREIRE, 2013,p.131).

 

Fonte: WARKEN, Aline Diniz; MELO, Sonia Maria Martins. REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PAULOFREIREANO PARA UMA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA PAUTADA NOS DIREITOS SEXUAIS COMO DIREITOS HUMANOS. Revista COCAR, Belém, V.13. N.25, p. 34 a 53 – Jan./Abr. 2019.

 

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Doutoranda Mestra Aline Diniz Warken, Pesquisadora de Meio Ambiente e Sexualidade, @alinediwa

 

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