[Carrossel com 10 imagens
sobre Paulo Freire, Sexualidade e Educação Sexual Emancipatória por @alinediwa]
08/06/2022
Pesquisadora, o que Paulo Freire disse sobre Sexualidade e
qual era sua perspectiva sobre Educação Sexual?
No ano de defesa de minha dissertação de Mestrado, 2018, uma
de minhas investigações era compreender as perspectivas de Paulo Freire sobre
Sexualidade e Educação Sexual.
Em 2019 um artigo que escrevi junto com minha orientadora
foi publicado em uma revista científica e apresenta especificamente estes
achados.
No artigo selecionamos as obras À sombra desta mangueira
(1995) e Pedagogia da autonomia (1997) de Paulo Freire e as cotejamos com a
Declaração dos Direitos Sexuais objetivando ampliar fundamentos teóricos sobre
Educação Sexual Emancipatória.
Primeiramente realizamos uma busca sistemática em bancos de
dados por meio das categorias ''Paulo Freire'', ''Sexualidade'', ''Educação
Sexual'', ''Educação Sexual Emancipatória'' e ''Direitos Sexuais''.
Os resultados nos mostram que pouco é produzido sobre Paulo
Freire e Educação Sexual, principalmente sobre a vertente emancipatória
relacionada aos direitos sexuais como direitos humanos.
Ressaltamos que em suas obras Paulo Freire não escreveu
diretamente e especificamente sobre Sexualidade e Educação Sexual.
Todavia fica evidente que o teórico muito contribui com
estas temáticas, pois ''seus escritos refletem sobre o ser humano e as relações
do eu e o outro no mundo, cunhando categorias que nos fazem pensar também sobre
a dimensão Sexualidade e sobre o processo de Educação (sempre também de
Educação Sexual) em uma perspectiva de emancipação do ser'' (WARKEN, MELO,
2019, p.40).
A Educação entendida como emancipatória/libertadora por
Paulo Freire compreende-se como dialógica, problematizadora, crítica e voltada
para a relação reflexão e ação.
Especificamente sobre Sexualidade, Paulo Freire dialogou com
Cortella e Venceslau, em 1992, indicando a Sexualidade como inerente ao ser
humano e suas percepções da importância sobre Educação Sexual em suas
vivências, sobretudo, como secretário da Educação em São Paulo (1989-1991).
Durante o artigo trouxemos algumas citações paulofreireanas
de suas obras e achados de diálogos sobre as temáticas da Sexualidade e
Educação Sexual expressas pelo teórico. Uma que mais nos chama a atenção é:
''Sou uma inteireza e não uma dicotomia (...). Conheço meu
corpo todo, sentimentos, paixão. Razão também'' (FREIRE, 1995, p.18).
No prefácio de “Educação Sexual: novas ideias, novas
conquistas”, Paulo Freire disse:
''A Sexualidade, enquanto possibilidade e caminho de
alongamento de nós mesmos, de produção de vida e de existência, de gozo e de
boniteza, exige de nós esta volta crítico-amorosa, essa busca de saber de nosso
corpo'' (FREIRE In RIBEIRO, 1993, p.12).
Colocações assim nos fazem entender ''que Paulo Freire
compreendia a Sexualidade como dimensão inseparável do existir humano e a
essencialidade da Educação Sexual nas escolas em uma perspectiva de valorização
do ser por inteiro'' (WARKEN, MELO, 2019, p.41).
Quando o teórico anuncia as necessárias transformações
sociais e à Educação entendemos o quando é ''urgente incluir um diálogo
crítico-amoroso sobre sexualidade nos projetos político-pedagógicos das escolas
em geral e também nas instituições de ensino superior, como formadoras de
formadores'' (WARKEN, MELO, 2019, p.51).
Paulo Freire aborda em suas obras a ''unidade na
diversidade'' como categoria humana de viver uma sociedade mais justa e
fraterna. Isto nos inspira e fica claro quando ele diz:
''É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego
de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou
aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto
mais me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as
diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil'' (FREIRE,
2013,p.131).
Fonte: WARKEN, Aline Diniz; MELO, Sonia Maria Martins.
REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PAULOFREIREANO PARA UMA EDUCAÇÃO
SEXUAL EMANCIPATÓRIA PAUTADA NOS DIREITOS SEXUAIS COMO DIREITOS HUMANOS. Revista
COCAR, Belém, V.13. N.25, p. 34 a 53 – Jan./Abr. 2019.
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Doutoranda Mestra Aline Diniz Warken, Pesquisadora de Meio Ambiente
e Sexualidade, @alinediwa
@institutopaulofreire
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