O que diz Paulo Freire sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, Pesquisadora? Por que considerá-lo um educador ambiental-sexual?

 












[Carrossel com 10 imagens sobre Paulo Freire, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental-Sexual por @alinediwa]

14/06/2022

 

O que diz Paulo Freire sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, Pesquisadora?

Por que considerá-lo um educador ambiental-sexual?

 

Compreendo que a obra que mais expressa a perspectiva ambiental - e também sexual - mais claramente, de Paulo Freire é ''À sombra desta mangueira'' (1995).  Um livro leve e reflexivo que sempre indico como leitura essencial do legado paulofreireano.

 

Na obra em questão, Paulo Freire nos brinda com um conceito de Meio Ambiente sob a uma visão de totalidade, ao falar que: A Terra da gente é sua geografia, sua ecologia, sua topografia e biologia; mas é também o que mulheres e homens fazemos dela. Ela é como organizamos sua produção, fazemos sua História, sua educação, sua cultura, sua comida e ao gosto dela nos fixamos. A Terra da gente envolve luta por sonhos diferentes, às vezes antagônicos, como os de suas classes sociais. Minha Terra não é, afinal uma abstração (FREIRE, 1995, p.28).

 

Também expõem, na mesma obra, a comunhão do conceito de Meio Ambiente aplicado à realidade brasileira: Quando falo em minha Terra não me refiro apenas às belezas do Rio, da Bahia de Guanabara, do Cristo Redentor, das quedas d’água de que o Brasil é tão pródigo, das praias do Nordeste, de suas águas mornas, do Pantanal, da Amazônia, dos Estudos de Villa Lobos, da música de Carlos Gomes, da arte do Aleijadinho, do samba e de suas Escolas, do Carnaval, da música popular, do futebol, da arte, da pintura, de Brasília, de sua ciência. Refiro-me também à fome de milhões, à miséria aviltante, às crianças assassinadas, à desordem estabelecida, ao engodo, ao autoritarismo sempre presente, à violência que se multiplica. Da guerra de classes em todo o país, talvez, demasiado contundente no Rio. Guerra de classes que oculta e confunde uma luta de classes que se frustrou. Isso tudo é minha Terra também. E diante de nada disto posso cruzar os braços, indiferente. A Terra de meu sonho é a minha Terra livre desses horrores (FREIRE, 1995, p.35-36).

 

Vale frisar que ''Paulo Freire não dedicou nenhuma de suas obras explicitamente à educação ambiental, entretanto, não são poucas as contribuições que encontramos em seus escritos relacionadas à educação ambiental crítica, politizadora e comprometida com a transformação das pessoas e do mundo. Sua obra traz princípios filosóficos, políticos e pedagógicos que fortalecem a importância da formação de sujeitos que valorizam a vida, em todas as suas formas, e que respeitam a si mesmos, aos outros e ao mundo. Cidadãos/ãs cujas práticas diárias são intencionais, impregnadas de sentido, que percebem a inter-relação existente entre as atitudes individuais e os impactos socioambientais locais, regionais e planetários. Pessoas que não se contentam em agir individualmente de forma responsável, mas ocupam os espaços de participação social buscando contribuir para a transformação de atitudes de tantos outros sujeitos. Homens e mulheres que exercem ativamente sua cidadania, acreditando na possibilidade de transformar a realidade tornando-a mais justa e mais feliz'' (CECCON, 2014, p.1).

 

Compreendo que Paulo Freire ''nos inspira a viver um Meio Ambiente em equilíbrio entre a Natureza e os espaços modificados/criados pelos seres humanos, tendo uma práxis que colabore com a transformação das criações antrópicas que são injustiças e agridem todas as formas de vida'' (WARKEN, 2018, p. 115).

 

O teórico nos encoraja a ''problematizar para nos tornarmos conscientes da vida em totalidade e nos pautarmos em uma práxis coerente para apoiar a transformação do Planeta Terra por meio de perspectivas sustentáveis que pensem na vida humana e de todos os seres vivos, em gerações atuais e futuras. Senão a extinção humana e, provavelmente, do Planeta Terra é consequência certa'' (WARKEN, 2018, p.117-118).

 

Paulo Freire expressa em suas obras ''seu verdadeiro amor às múltiplas formas de vida e múltiplas formas de ser humano, assim, ouso nomeá-lo como grande educador ambiental-sexual!'' (WARKEN, 2018, p.137).

 

''Entendo que o legado paulofreireano tem como base o conhecimento do sujeito, suas experiências singulares e vivências sociais, e que uma Educação pautada no pensamento paulofreireano cumpre a missão de respeito à Vida, de formação libertadora do ser humano por meio da autonomia e criticidade. Percebo que o pensamento de Paulo Freire é um dos sinais de esperança para o resgate da relação ser humano, sempre sexuado, e o Planeta Terra, inspirando mudanças paradigmáticas pautadas no viés da sustentabilidade e inteireza do Ser'' (WARKEN,2018, p.147-148).

 

Como Pesquisadora de Meio Ambiente e Sexualidade compactuo com Paulo Freire quando diz: “que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos mais fundamentais como do respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e florestas. Não creio na amorosidade entre mulheres e homens, entre os seres humanos, se não nos tornarmos capazes de amar o mundo. A ecologia ganha uma importância fundamental neste fim de século. Ela tem que estar presente em qualquer prática educativa de carácter radical, crítico ou libertador" (FREIRE, 2000, p.67).

 

Quem foi Paulo Freire (1921-1997)?

Advogado, Professor, Escritor. É o Patrono da Educação Brasileira.

Fonte: WARKEN, Aline Diniz. Estudo exploratório sobre Meio Ambiente, Sexualidade e suas interfaces à luz do pensamento paulofreireano. Dissertação de Mestrado. UDESC – FAED – PPGE, Fpolis, 170p., 2018.

 

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Doutoranda Mestra Aline Diniz Warken, Pesquisadora de Meio Ambiente e Sexualidade, @alinediwa

 

@institutopaulofreire

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