O que diz Paulo Freire sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, Pesquisadora? Por que considerá-lo um educador ambiental-sexual?
O que diz Paulo Freire
sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, Pesquisadora?
Por que considerá-lo um
educador ambiental-sexual?
Compreendo que a obra que
mais expressa a perspectiva ambiental - e também sexual - mais claramente, de
Paulo Freire é ''À sombra desta mangueira'' (1995). Um livro leve e reflexivo que sempre indico
como leitura essencial do legado paulofreireano.
Na obra em questão, Paulo
Freire nos brinda com um conceito de Meio Ambiente sob a uma visão de
totalidade, ao falar que: A Terra da gente é sua geografia, sua ecologia, sua
topografia e biologia; mas é também o que mulheres e homens fazemos dela. Ela é
como organizamos sua produção, fazemos sua História, sua educação, sua cultura,
sua comida e ao gosto dela nos fixamos. A Terra da gente envolve luta por
sonhos diferentes, às vezes antagônicos, como os de suas classes sociais. Minha
Terra não é, afinal uma abstração (FREIRE, 1995, p.28).
Também expõem, na mesma
obra, a comunhão do conceito de Meio Ambiente aplicado à realidade brasileira: Quando
falo em minha Terra não me refiro apenas às belezas do Rio, da Bahia de
Guanabara, do Cristo Redentor, das quedas d’água de que o Brasil é tão pródigo,
das praias do Nordeste, de suas águas mornas, do Pantanal, da Amazônia, dos
Estudos de Villa Lobos, da música de Carlos Gomes, da arte do Aleijadinho, do samba
e de suas Escolas, do Carnaval, da música popular, do futebol, da arte, da
pintura, de Brasília, de sua ciência. Refiro-me também à fome de milhões, à
miséria aviltante, às crianças assassinadas, à desordem estabelecida, ao
engodo, ao autoritarismo sempre presente, à violência que se multiplica. Da
guerra de classes em todo o país, talvez, demasiado contundente no Rio. Guerra
de classes que oculta e confunde uma luta de classes que se frustrou. Isso tudo
é minha Terra também. E diante de nada disto posso cruzar os braços,
indiferente. A Terra de meu sonho é a minha Terra livre desses horrores
(FREIRE, 1995, p.35-36).
Vale frisar que ''Paulo
Freire não dedicou nenhuma de suas obras explicitamente à educação ambiental,
entretanto, não são poucas as contribuições que encontramos em seus escritos
relacionadas à educação ambiental crítica, politizadora e comprometida com a
transformação das pessoas e do mundo. Sua obra traz princípios filosóficos,
políticos e pedagógicos que fortalecem a importância da formação de sujeitos
que valorizam a vida, em todas as suas formas, e que respeitam a si mesmos, aos
outros e ao mundo. Cidadãos/ãs cujas práticas diárias são intencionais,
impregnadas de sentido, que percebem a inter-relação existente entre as
atitudes individuais e os impactos socioambientais locais, regionais e
planetários. Pessoas que não se contentam em agir individualmente de forma
responsável, mas ocupam os espaços de participação social buscando contribuir
para a transformação de atitudes de tantos outros sujeitos. Homens e mulheres
que exercem ativamente sua cidadania, acreditando na possibilidade de
transformar a realidade tornando-a mais justa e mais feliz'' (CECCON, 2014,
p.1).
Compreendo que Paulo
Freire ''nos inspira a viver um Meio Ambiente em equilíbrio entre a Natureza e
os espaços modificados/criados pelos seres humanos, tendo uma práxis que
colabore com a transformação das criações antrópicas que são injustiças e
agridem todas as formas de vida'' (WARKEN, 2018, p. 115).
O teórico nos encoraja a
''problematizar para nos tornarmos conscientes da vida em totalidade e nos
pautarmos em uma práxis coerente para apoiar a transformação do Planeta Terra
por meio de perspectivas sustentáveis que pensem na vida humana e de todos os
seres vivos, em gerações atuais e futuras. Senão a extinção humana e,
provavelmente, do Planeta Terra é consequência certa'' (WARKEN, 2018,
p.117-118).
Paulo Freire expressa em
suas obras ''seu verdadeiro amor às múltiplas formas de vida e múltiplas formas
de ser humano, assim, ouso nomeá-lo como grande educador ambiental-sexual!''
(WARKEN, 2018, p.137).
''Entendo que o legado
paulofreireano tem como base o conhecimento do sujeito, suas experiências
singulares e vivências sociais, e que uma Educação pautada no pensamento
paulofreireano cumpre a missão de respeito à Vida, de formação libertadora do
ser humano por meio da autonomia e criticidade. Percebo que o pensamento de
Paulo Freire é um dos sinais de esperança para o resgate da relação ser humano,
sempre sexuado, e o Planeta Terra, inspirando mudanças paradigmáticas pautadas
no viés da sustentabilidade e inteireza do Ser'' (WARKEN,2018, p.147-148).
Como Pesquisadora de Meio
Ambiente e Sexualidade compactuo com Paulo Freire quando diz: “que assumamos o
dever de lutar pelos princípios éticos mais fundamentais como do respeito à
vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida
dos rios e florestas. Não creio na amorosidade entre mulheres e homens, entre
os seres humanos, se não nos tornarmos capazes de amar o mundo. A ecologia
ganha uma importância fundamental neste fim de século. Ela tem que estar
presente em qualquer prática educativa de carácter radical, crítico ou
libertador" (FREIRE, 2000, p.67).
Quem foi Paulo Freire
(1921-1997)?
Advogado, Professor,
Escritor. É o Patrono da Educação Brasileira.
Fonte: WARKEN, Aline Diniz. Estudo exploratório sobre Meio
Ambiente, Sexualidade e suas interfaces à luz do pensamento paulofreireano.
Dissertação de Mestrado. UDESC – FAED – PPGE, Fpolis, 170p., 2018.
Este conteúdo lhe foi valioso?
Que tal curtir? ❤️
Comente a sua opinião! 💬
Envie para as/os amigas/os! 🚀
Salve para ver depois! 📌
Doutoranda Mestra Aline Diniz Warken, Pesquisadora de Meio
Ambiente e Sexualidade, @alinediwa
@institutopaulofreire
#paulofreire
#meioambienteesexualidade
#meioambiente
#educaçãoambiental
#sexualidade
#educaçãosexual
#pesquisadora
#cientista
#educação
Comentários
Postar um comentário